Estamos entusiasmados em apresentar uma constelação de mentes brilhantes e visionárias que iluminarão os palcos da ExpoAmazônia Bio&Tic 2024. Neste evento impar, reunimos líderes inovadores que compartilharão suas perspectivas sobre a interseção vital entre a biodiversidade amazônica e as tecnologias do futuro. Convidamos você a mergulhar nesse encontro único, onde ciência, natureza, empreendedorismo e inovação se encontram.
Dr. Santiago Ini é um empreendedor, especialista em P&D e transferência de tecnologia. Ele trabalha como consultor em ciências da vida e Foodtech em Israel e internacionalmente. Ele é consultor em inovação e transferência de tecnologia para Mashav ( Ministerio de Relacões Exteriores de Israel), Zakut Innovation em Murcia (Espanha) e é representante da Unidade de Estudos de Posgraduação do Technion Instituto Tecnológico de Israel para e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), consultor de desenvolvimento científico e comercial na Youdim Pharmaceuticals (tratamento de doenças neurodegenerativas) , Tamar Technologies (cannabis medicinal), PsiloBrain (ingredientes psicodélicos) e é o fundador da empresa Lasting Effect Viral (novo sistema de proteção antiviral, como el Covid-19, e substitui a máscara).
Rafael Rodrigues é internacionalista e consultor de empresas e atua como Gerente de Negócios e Projetos Internacionais na uGlobally. Com formação em Relações Internacionais, Administração de Empresas e especialização em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Produtos, Rafael possui MBA em Negócios Internacionais e Globalização de Empresas, e é mestrando em Desenvolvimento de Negócios e Inovação. Desde 2020 está ativamente envolvido no ecossistema brasileiro de startups, tendo liderado uma das maiores competições nacionais com foco na expansão de mercado para empresas de tecnologia brasileiras e acumula experiências internacionais na Turquia, Egito, Alemanha, Portugal e Itália.
Yehoshua Maor é fundador do Phytor Lab para desenvolvimento de medicamentos com sede em Jerusalém, Israel. Nasceu em Belém , fez graduação em Farmacia na USP e concluiu seus estudos de pós-graduação na Universidade Hebraica sob a supervisão do renomado Prof. Raphael Mechoulam. A sua investigação concentrou-se na química e na biologia dos canabinóides não psicotrópicos. Yehoshua também fez pós-doutorado na Harvard Medical School (Harvard Institutes of Medicine) em Boston antes de mudar para sua carreira em Israel como coordenador do Centro de Excelência em Agricultura e Saúde Ambiental da Universidade Hebraica. Além de suas atividades como professor de Toxicologia na Universidade Hebraica, o Dr. Maor é fundador e consultor sênior do Phytor Lab e CSO/fundador da Resorcix . Está envolvido em vários projetos internacionais de I&D de produtos à base de canabinóides. As suas parcerias de investigação abrangem desde Estados Unidos à Alemanha, passando pelo Canadá, Marrocos e Espanha. As parcerias financiadas por investidores privados dependem das ligações e da experiência do Dr. Maor, que incluem amplas competências internacionais e multidisciplinares em ciência e pesquisa de alto impacto.
Marcel é original de Manaus e é CEO da EnLite Health Solutions com sede na Argentina. Acompanhante Terapêutico especializado em Patologias Graves, anteriormente fundador e CEO da RIAT e da RISM.
Alex Shandrovsky é responsável pelo desenvolvimento internacional para a empresa de biotecnologia Califórnia Cultured, sediada no Vale do Silicio nos Estados Unidos na qual recebeu investimento para desenvolver o cacao e o café produzido a partir de celulas da planta em laboratório. Além disso, é diretor de desenvolvimento de negócios do fundo Fusion VC, o fundo de investimento preseed mais ativo de Israel onde prepara empresas tecnológicas promissoras para a expansão global. Alex apresenta o Vegconomist Investment Climate Podcast, entrevistando fundadores globais de Food Tech que angariaram fundos com sucesso nos últimos seis meses.
Investidor anjo, consultor em gestão de TI, executivo de TI. Atualmente gestor do fundo luso-brasileiro de investidores anjo COREangels Atlantic, grupo que investe em startups brasileiras que querem se internacionalizar na Europa através de Portugal. Executivo de TI com experiência internacional, atuou como Diretor de TI por 19 anos na Ferrero do Brasil. Atuação profissional na Itália, EUA, Brasil e em Portugal. Mentor e investidor anjo de 11 startups no Brasil na Curitiba Angels e individualmente e desde Maio 2018 também na REDangels em Portugal. Desde 2021 faz parte como membro da Diretoria da CCILB (Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira) com foco em Inovação e Tecnologia. Maurizio acredita muito na sinergia entre o ecossistema de inovação e das startups dos dois Países.
Paulo Roberto da Silva, formado em Comércio Exterior, pós-graduado em Marketing Internacional e com MBA em Inteligência de Mercado, possui mais de 35 anos de experiencia em promover o melhor do Brasil no mundo. Atuando na Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos há mais de 17 anos, nas áreas de Inteligência Estratégica, Inteligência de Mercado e Projetos Setoriais, atualmente é o Coordenador de Indústria e Serviços responsável pela promoção de diversos setores industriais, como Aeroespacial, Defesa e Segurança, Máquinas e Equipamentos, Casa e Construção, Eletroeletrônico, Autopeças e mobiliário brasileiro, dentre outros. Ao longo de sua carreira, já participou de feiras comerciais em mais de 25 países, na África, Ásia, Europa, América do Norte e América Latina, gerando emprego e renda no Brasil.
Ricardo Lomaski é engenheiro elétrico formado pela Unicamp e com MBA em empreendedorismo e inovação pelo Technion Instituto de Tecnologia de Israel. Durante os últimos 9 anos trabalhou com empreendedorismo em Israel com experiência como gerente de programas de startups para alunos e ex-alunos do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Technion, Israel Institute of Technology a principal instituição de tecnologia de Israel. Hoje é CEO do Innovation Hub Brazil Israel e é embaixador internacional do Technion Israel Institute of Technology para América Latina.
Diretor Geral do Instituto CERTI Amazônia, ICT privado sem fins lucrativos sediado em Manaus fundado em 2003, que atualmente desenvolve projetos de P&D&I para cadeias produtivas de eletro-eletrônicos, informática e Bioeconomia, atendendo essencialmente demandas da Amazônia Brasileira nas áreas de IOT, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Business Intelligence e empreendedorismo inovador. É graduado em Eng. Mecânica pela UFSC (1992) e mestre em Metrologia Cientifica e Industrial pela UFSC (2002). Acumula experiência profissional de 30 anos na proposição, coordenação e execução de projetos de P&D&I, tendo como principal missão promover o crescimento econômico sustentável da região. Também colabora na criação de startups e capacitação de empreendedores, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do ecossistema de inovação da Amazônia.
Engenheira Eletrônica pela UEA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-AM e mestre em Gestão Estratégica pela FDC-MG, com formação em Transformação Digital pelo MIT, Governança Corporativa pelo IBCG, com vasta experiência em gestão senior de empresas da área de telecomunicação, do setor automotivo e de Institutos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Atualmente Head de Relações Institucionais da Bertha Capital para a Amazônia e contribui para o ecossistema como Presidente do Conselho da Associação Polo Digital de Manaus.
Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) E pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP. Atualmente, exerce o cargo de CFO na Bemol desde 2019, onde lidera estrategicamente as áreas financeira, comercial, gestão de riscos, compliance e jurídico. Sob sua orientação, a empresa embarca na jornada de transformação digital com a criação da fintech Conta Bemol, uma plataforma inovadora oferecendo serviços financeiros como conta de pagamentos e produtos de crédito. Engajado com a área da saúde, Marcelo integra o Conselho Deliberativo do Hospital Albert Einstein desde 2015, refletindo seu compromisso com questões sociais e de bem-estar. Para além de suas atividades profissionais, Marcelo é um investidor anjo em diversas startups, especialmente aquelas focadas no desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia, visando preservar sua notável biodiversidade e promover um futuro mais equilibrado para a região.
Profissional com treinamento em diversos países, premiado por multinacionais, Foi funcionário público com reconhecimentos em nível nacional, empreendedor com premiações em nivel internacional. Um dos idealizadores do 1o. Podcast de empreendedorismo da região norte (Quebrando a Caixa), e da temática humanitária do primeiro hackathon do Brasil nessa linha (Humano Hack Fast). Participante com sucesso do programa Shark Tank Brasil.
Tatiana Escovedo é atualmente Gerente Geral de Transformação Digital da Petrobras. Além disso, atua como professora do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde coordena a Pós-Graduação lato sensu de Ciência de Dados e Analytics e colabora com pesquisas nas áreas de Ciência de Dados e Engenharia de Software. É doutora em Engenharia Elétrica, na área de Métodos de Apoio à Decisão, mestre em Informática na área de Engenharia de Software e bacharel em Sistemas de Informação, todos pela PUC-Rio. É autora de diversos livros e artigos na sua área de atuação.
Head de Inovação & Corporate Venture na VENTIUR. É engenheiro pela Universidade Feevale e, concomitantemente, estudou Marketing Analítico pelo Insper, com especialização em Administração. É certificado pela Associação Brasileira de Mentores de Negócios e desde 2016, quando morou no Vale do Silício, trabalha com desenvolvimento de comunidade e fomento de projetos de inovação e ecossistema empreendedor. Possui experiência em Gestão de Projetos em grandes empresas e em Gestão Comercial em startups, especializando-se no ramo financeiro. Atuou na expansão da fintech Stone em 2018 durante a abertura de seu IPO. Fez parte da sua graduação de engenharia em universidades americanas e foi pesquisador convidado do Departamento de Energia dos Estados Unidos ao lado de diversos prêmios Nobel. Pela VENTIUR, atuou nos processos de prospecção, avaliação e seleção de startups e, atualmente, é responsável pela gestão do desenvolvimento da plataforma de investimentos (Equity Crowdfunding), Open Innovation e Corporate Venture. Jurado, mentor e painelista em diversas bancas de investidores e eventos de inovação do IEL, Sebrae Like a Boss, StartupRS Digital, StartupRS Scale, ABS StartupOn, Conecta Startup Brasil, Gramado Summit, Mercopar, Mind7, Sicredi, Tecnopuc Experience, Startup Weekend, entre outros.
Gestor de Projetos e Mentor na VENTIUR, mentor e investidor em startups; atua, pela Ventiur Aceleradora, na prospecção de investimentos e conexão de ecossistemas desde janeiro de 2017. Atuou como consultor de planos estratégicos e modelos de negócios de empresas e instituições; compilação de projetos e programas de fluidez e mobilidade orgânica corporativa; consultor e coordenador de programas de desenvolvimento local; atuou como docente e como coordenador de turmas de pós-graduação do curso Gerente de Cidade pela FAAP; produtor rural.
Joice Molinari é designer sênior com mais de 12 anos de experiência, empreendedora e cofundadora da SALTO TEA CENTER, startup focada em inovação para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atua na interseção entre tecnologia emergente e inclusão, com expertise em design de produto e empreendedorismo. Apaixonada por criatividade, neurociência e desafios globais, dedica-se a impactar a vida das pessoas por meio da tecnologia.
Há mais de 15 anos, atua com sistemas de informação, desempenhando funções como Desenvolvedor de Software, Arquiteto de Software, Líder Técnico, Coordenador de Projetos e Gerente, utilizando C++ e Java. Atualmente, trabalha como Gerente de Programas na Sidia, focado em aplicativos inovadores. Está envolvido com design, arquitetura e desenvolvimento de software, utilizando C++ e Java. Além disso, possui experiência em diversos setores, como educação, publicidade, engenharia, saúde, realidade virtual, acessibilidade e telecomunicações. Possui certificações Java pela Sun, certificação Scrum Master pela ScrumAlliance, além de um doutorado em Computação pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amazonas.
Doutor em Informática, Professor do Instituto de Computação da UFAM (IComp/UFAM), onde ministra disciplinas para os cursos de Computação e Engenharias, além de ser o Coordenador do Curso de Ciência da Computação. Tem interesses de pesquisa nas áreas de Redes de Computadores, Internet e Cybersecurity. Atualmente, coordena um subgrupo de pesquisadores e alunos no Projeto SUPER - Educação e Pesquisa, em parceria com a Samsung, e também coordena o Projeto Web Academy – Capacitação em Desenvolvimento Web Full Stack, em parceria com a Motorola.
Oskar Metsavaht, fundador da Osklen e Instituto-E, conselheiro da FAS, Embaixador da UNESCO para sustentabilidade e Embaixador da ONU para Década do Oceano 2021-2030, começou sua carreira como médico, mas sua paixão pelo design e pela natureza o levou a se tornar um dos maiores nomes da moda brasileira. Ele transformou a Osklen em uma marca icônica, conhecida por integrar o luxo com a sustentabilidade, e é visto como um pioneiro na moda sustentável. Além de dirigir a Osklen, Metsavaht também é ativo em causas ambientais e sociais, usando sua influência para promover práticas sustentáveis na indústria da moda. Sua visão e criatividade o tornaram uma figura central tanto na moda quanto no ativismo ambiental.
Virgilio Viana é o atual superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Ele é engenheiro florestal, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), com PhD em Biologia Evolutiva pela Universidade de Harvard e pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida. Foi o primeiro secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, entre 2003 e 2008, responsável por reduzir o desmatamento em 70%, e atualmente também é membro ordinário da Academia de Ciências Sociais do Vaticano e professor associado da Fundação Dom Cabral.
Empresário no setor de TI e Telecom, atualmente CEO da Ozônio Telecomunicações, maior provedor de soluções de TI e TELECOM da Amazonia. Larga experiencia no mercado com 35 anos de atuação neste segmento. Participou ativamente da primeira solução satelital de baixa latência na região Norte. Hoje sob sua gerencia, a Ozônio Telecom é Lider do Consorcio dos Operadores Neutros da INFOVIA 01 do Programa Norte Conectado do Governo Federal. Acredita que soluções hibridas em telecomunicações ( fibra, rádio , satélites) focadas em baixa latência com eficiência enérgica limpa é a solução para nossa região.
Wildney Mourão é Administrador formado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, com especialização em Empreendedorismo, Inovação e MBA em Gestão Comercial e Marketing. Tem grande experiência em gestão de projetos na Amazônia, tendo atuado como consultor no Sebrae e no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD. Possui sólida experiência em empreendedorismo, inovação e no desenvolvimento de negócios sustentáveis da Bioeconomia Amazônica. Trabalha na Fundação Amazônia Sustentável - FAS há 10 anos, onde atua como gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia - PENSA e gestor da Incubadora de negócios da Floresta.
Luis Henrique Piva, 47 anos, Gerente do Programa Floresta em Pé da FAS. Economista, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Ambiental e Agrário. Com 22 anos de experiência na área ambiental, em especial na Amazônia, foi coordenador da campanha de Mudanças Climáticas do Greenpeace Brasil, Coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação da SDS Amazonas, Diretor para a Estratégia da Amazônia da Conservação Internacional do Brasil e duas vezes Secretário Executivo de Estado de Meio Ambiente do Amazonas. Foi consultor do Banco Mundial, Banco KfW, GIZ, WWF, GCF, UNESCO e da Fundação Getúlio Vargas, entre outros.
Servidor do quadro efetivo do Executivo Federal, Pós-graduado em Gestão Pública, atual chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura e Pecuária no Amazonas.
Supervisor de Projetos na Fundação Amazônia Sustentável; Formado em Tecnologia em Recursos Pesqueiros pelo CETAM.
Denis Benchimol Minev é diretor-presidente da Bemol e co-fundador da Fundação Amazonas Sustentável, do Museu da Amazônia e da plataforma Parceiros Pela Amazônia. Em 2012 foi selecionado Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial. Denis serviu como Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e como analista financeiro do Banco Goldman Sachs. É formado em economia pela Stanford University, tem mestrado em Estudos Latino-Americanos também pela Stanford University e MBA pela Wharton School.
Fundadora da Mirá Sustentabilidade, tem vasta experiência em projetos socioambientais que geram impacto positivo para a sociedade, o meio ambiente e os negócios. Mestre em Sustentabilidade pela FGV-EAESP, possui mais de 20 anos de experiência e foi executiva de grandes companhias. É conselheira da Rede de Mulheres das Águas e Florestas (REMAF), mentora de mulheres negras pelo Grupo Mulheres do Brasil e coautora do livro “Rise and raise others - real life from inspiring women” do movimento Uma Sobe e Puxa a Outra.
Amanda Santana é indigenista, sócia fundadora e diretora executiva da Tucum Brasil, negócio de impacto socioambiental que promove a valorização da arte indígena do Brasil. Há 14 anos atua na Amazônia, com foco na autonomia e sustentabilidade financeira das mulheres indígenas. Ganhadora dos prêmios “Empreender com Impacto” Brasil e Latam em 2020, Amanda trabalha ativamente na descolonização e reflorestamento das mentes.
Especialista em Branding e Marketing na LIBRA, com 7 anos de experiência em planejamento estratégico na Amazônia, focando em potencializar marcas e produtos amazônicos no mercado global. Premiada com o Bronze da ABRE (2021) e a Prata no Brasil Design Award (2022) por iniciativas relacionadas a marcas amazônicas, além do OURO da ABRE (2024) por Redesign de Embalagem. Artigo selecionado no V Congresso Internacional de Branding (2022) e desenvolvimento de projetos voltados ao design social e à sustentabilidade.
Vania Regina Vial Goes, conhecida profissionalmente como Vania Vial é uma profissional paranaense, casada e mãe de um filho, com uma carreira sólida nas áreas de marketing, gestão e tecnologia. Graduada em Publicidade pela Uninorte e pós-graduada em Marketing pela Universidade Federal do Amazonas, possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou, de forma voluntária, como diretora de Marketing e vice-presidente da ABRH-Amazonas, em Manaus, além de diretora da ABRH-Itajaí, em Santa Catarina, diretora de Relações Institucionais da Câmara Americana de Comércio, U.S. Chamber AM, e como membro do Conselho do PMI Amazonas. Como profissional e CEO da FolhaSa Comunicação Corporativa, com clientes de renome como Yamaha, Fogas, Intelbras, Whirlpool entre outras, estabeleceu parâmetros avançados para a produção de conteúdos estratégicos para a comunicação corporativa com foco em Negócios e para a obtenção de reconhecimento junto a programas como GPTW, PQA entre outros. Atualmente é Head de Novos Negócios no CITS - Centro Internacional de Tecnologia de Software, instituto pioneiro em tecnologia no Brasil, com unidades em Curitiba e Manaus. Atua no CITS AMAZONAS, Coordenador do Programa Prioritário da Indústria 4.0, na articulação de negócios entre os stakeholders, principalmente com a SUFRAMA, empresas investidoras, institutos de tecnologia, universidades e startups do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá para a realização de projetos que gerem valor e possam contribuir para o desenvolvimento tecnológico e educacional da Amazônia Ocidental e Amapá.
Pós-Doutorado pela Politécnica da USP, escola de mecatrônica (em andamento).Pós-Doutorado pela Faculdade de Engenharia, na Universidade do Porto, na área da Gestão Industrial / Indústria 4.0. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Formação internacional em Gestão no exterior na Universidade de Chicago, Wharton School , INSEAD , ESADE e RWTH University. Formação internacional em Digital Transformation na Porto Business School and Aachen - i40mc - Expert Training Acatech - RWTH University - Alemanha. Larga Experiência em projetos de manufatura avançada, gestão no segmento industrial e serviços tecnológicos. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Professor credenciado da Fundação Dom Cabral - FDC Criador do PIMM4.0
Nascida e criada na comunidade do Tumbira, Rio Negro, Iranduba/AM. Filha do carpinteiro Naval José Garrido e Raimunda Pereira. É professora formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Pedagogia, pós-graduada em Docência Superior e Gestão Ambiental, mestranda em Ciências Sociais da Educação, possui aperfeiçoamento em Práticas de Extensão de Educação da Escola do Campo, Empreendedorismo Ribeirinho, Turismo Sustentável, Gestão Hoteleira, Condutor Local, Condutor Cultural dentre outras. Co-fundadora da Comunidade do Tumbira onde são desenvolvidas várias atividades produtivas na região para melhoria e qualidade de vida dos povos da região do Rio Negro. Participa de iniciativas de Empreendedorismo, Bioeconomia e causas ambientais, onde é ativista socioambiental desde 1994. Criadora do Espaço Cor, Sabor & Saúde com a Oficina de Inclusão de Talentos(OI TALENTOS), empreendedora, artesã e designer de biojóias, Membra do Comitê Gestor da REMAR, Vice- Presidente do CAD da FAS. Acredita no potencial das pessoas através da oportunidade do uso da arte e educação como formas de inclusão de pessoas para desenvolvimentos das suas habilidades e valorização de talentos, o uso dos saberes e fazeres ancestrais como oportunidades de criação de produtos de bioeconomia criativa e sustentável, associado ao uso correto da biodiversidade e ao respeito às diversidades socioculturais e ambientais.
Comunitário da comunidade do Tumbira, na RDS Rio Negro, é ex-madeireiro e atual empreendedor na área de Turismo de Base Comunitária, sendo gestor da Pousada do Garrido.
Maria Nice Costa Machado, ex-professora, quebradeira de coco, extrativista e quilombola do Território Enseada da Mata, Penalva, Maranhão, tem uma trajetória de mais de 40 anos de lutas territoriais, sociais e ambientais. Desde jovem, envolveu-se em movimentos comunitários com a Comissão Pastoral da Terra e outras organizações, fundando associações e promovendo a valorização cultural de quilombolas. Ela também atua em movimentos como CPT, CNS, CARITAS, FETRAF, CONTAG e INSTITUTO CHICO MENDES. Foi vereadora no período de 2004-2008, inspirando outros com sua militância e saberes.
Economista e empreendedor em bioeconomia com vasta experiência em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável na Amazônia. Foi Superintendente Técnico-Científico da Fundação Amazonas Sustentável (2007-2014) e atualmente é Presidente do Conselho Deliberativo da ASSOBIO. Fundou a Academia Amazônia Ensina e a startup Darvore Cosméticos da Amazônia, promovendo inovação e conservação na bioeconomia amazônica.
É graduado em Ciências Físicas e Biomoleculares, com mestrado e doutorado em Química, todos pela Universidade de São Paulo - USP. Possui experiência na atuação e na gestão de projetos nas áreas de nanotecnologia e biotecnologia no Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT. Atualmente é Diretor de Operações no Centro de Bionegócios da Amazônia e gerente da filial do IPT em Manaus.
Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e inovação, lidera projetos que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e a inovação na Amazônia. É formado em Engenharia Química pela Universidade do Rio Grande do Norte e especialista em Lean Manufacturing. Com ampla vivência na indústria, promove soluções transformadoras para a região. Atualmente, ocupa o cargo de CEO da Amazônia Venture Builder.
Formada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São Paulo e Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade de Sussex. Co-fundou o Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) em 2018. É Fellow da Skoll Foundation onde recebeu o prêmio de inovação social pelo trabalho realizado com negócios comunitários e instrumentos financeiros da sociobiodiversidade brasileira. Atualmente é Secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, responsável pela implementação das políticas públicas de bioeconomia, pagamento por serviços ambientais, gestão do patrimônio genético e gestão compartilhada dos recursos pesqueiros. Representa o MMA em diferentes colegiados, entre os quais é Presidente do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e Presidente do Comitê Gestor do Fundo Nacional de Repartição de Benefícios, e atua como membro do Conselho Gestor do Centro de Bionegócios da Amazônia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, entre outros.
É mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, possui graduação em Ciências Sociais pela Ufam (2000) e especialista em Desenvolvimento Sustentável (2004). Atualmente é Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas. Entre os anos de 2011 e 2013, foi Secretário Executivo Adjunto da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atuou ainda como Chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais e Indicadores de CT&I da SECTI-AM, assessor técnico em Políticas Ambientais e Participação Popular na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana. Tem experiência na área de Sociologia, Política Pública, Meio Ambiente e Gestão de Projetos no setor público. Coordenou a elaboração de importantes documentos para a política científica regional, com destaque para o Plano de Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação para Amazônia e as Recomendações do Amazonas para o Fórum Mundial da Ciência. Foi presidente dos Comitês Gestor da Rede Nacional de Pesquisa e Rede Metropolitana de Pesquisa em Manaus e Presidente da Rede de Gestão Integrada de CT&I para o Amazonas. Coordenou, também, a implantação de vários programas estruturantes no setor, com destaque para o PRO-ENGENHARIAS, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas no Amazonas, a Rede Integrada de Gestão Pública do Amazonas, a Plataforma Online de Acompanhamento de Indicadores de CT&I do Amazonas (SION-AM), o Programa de Comunicação Científica do Estado do Amazonas, entre outros.
33 anos, Maranhense, casado com Michelle Leite e pai do Joaquim. Formado em Administração e MBA em Marketing pela UNIP. Atualmente Gerente de Marketing na Bemol. +15 anos de experiência nas áreas de Trade Marketing, Branding, Inteligência de Mercado e CRM
Atua em projetos socioeconômicos de ESG, Bioeconomia, Inovação e Sustentabilidade para estimular as capacidades empreendedoras das pessoas e promover o desenvolvimento territorial. Promove a articulação institucional de interesses públicos e privados para planos de economia criativa e cidades inteligentes. Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM), Mestre em Desenvolvimento Regional (UEPB), Especialista em Gestão Cultural (SENAC), MBA Rainforest Social Business School (UEA), Sociólogo (UFPB).
Presidente da Associação Zagaia Amazônia e diretora da FOCUS Design Marketing, dedica-se à economia criativa e impacto social na Amazônia. Alinhada aos ODS da ONU, foca no empoderamento feminino e desenvolvimento de empreendedores locais. Idealizadora das "Caruanas" e curadora de exposições sobre cultura amazônica. Co-criadora da Amazônia Stock, banco de imagens que gera negócios de impacto e promove a bioeconomia regional. Doutoranda em Ecologia Humana pela Universidade Nova de Lisboa, aprofunda conhecimentos em desenvolvimento sustentável e preservação cultural amazônica.
Profa. Msc. Olinda Marinho: Coordenadora Geral do PEIEX/APEX/ AM, Ceo da Innatus HUB, Empresária, professora, mentora, palestrante futurista e agente de mudanças. Administradora, mestre e especialista e em Comercio exterior, Planejamento Estratégico, Turismo e Hotelaria. Dirige e coordena projetos e programas focados em empreendedorismo e inovação, comércio exterior e turismo, responsabilidade social e sustentabilidade, internacionalização e futurização. Scrum master e head de implantação, estruturação e aceleração de ambientes de inovação, startups, negócios internacionais e empreendedorismo de impacto social. Membro de diversos conselhos no Amazonas, RJ e SP, e Integrante do time de mentores de instituições nacionais e internacionais e de inovação como o Facebook, Artemisia, Inovativa Brasil, Shark Tank Laureate, IFAM, FINEP, CIDE, Samsung, MTH, Impact hub e outros. • Diretora Presidente da Marinho Comércio Exterior • Lider Certificadora IPM Brasil– Norte e Nordeste •Facilitadora do Whatsapp Business no Brasil • Comendadora em Comércio Exterior e Negociações Internacionais no Amazonas. • Comendadora em Empreendedorismo e Inovação na região norte - Cruz do Mérito da Amazônia. Membro de diversos conselhos no Brasil e Exterior.
Contabilista, com experiência em investimentos de impacto, análise e desenvolvimento de negócios na Amazônia brasileira. Responsável pelas operações da AMAZ Aceleradora de Impacto, operada através de um fundo de financiamento híbrido de R$25 milhões.
Pós-doutoranda e Doutora em Desenvolvimento Regional. Economista. Pesquisadora e docente do Departamento de Economia da UFAM. Ex-vice-presidente do Corecon-AM. Economista do Ano 2024. Coordenadora do GT07- Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. Dama Comendadora da Câmara Brasileira de Cultura (Cruz do Mérito de Economia). Membra e Imortal da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA).
Possuo mais de 15 anos de experiência profissional na área de comunicação em TV, rádio e internet, também atuei nas áreas de marketing e comercial, sendo 10 anos destes, liderando os mais diversos times. Sou Especialista em Liderança e Gestão de Empresas e tenho um Master em Jornalismo pelo IICS conveniado a Universidade de Navarra, na Espanha, com último módulo internacional em Miami.
Sou um profissional multidisciplinar com experiência em Pesquisa & Desenvolvimento, gestão e inovação, unindo áreas técnicas, acadêmicas e de negócios. Atualmente, sou Gerente de Inovação no Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), liderando projetos de P&D e startups na Amazônia. Também fui fundador de uma startup de cosméticos e professor de pós-graduação em Inovação e Sustentabilidade.
Vanda Witoto é uma líder indígena, enfermeira e ativista do povo Witoto, nascida na Aldeia Colônia, no Alto Rio Solimões. Sua trajetória inclui formação em pedagogia e técnico de enfermagem. Durante a pandemia, tornou-se símbolo de resistência, organizando iniciativas de saúde para proteger sua comunidade em Manaus. Também atua em prol da preservação da cultura indígena e na defesa de direitos sociais e ambientais, promovendo a autonomia das comunidades tradicionais( Vanda Witoto ).
Vivian Chun é farmacêutica com especialização em fitoterapia e desenvolve cosméticos naturais desde 2012. Na MOMA, constroi uma nova forma de fazer negócio com a economia da floresta, valorizando não apenas os recursos, mas também as pessoas envolvidas, seus saberes culturais ancestrais e o território no qual estão inseridas, atuando com mais de 10 elos produtivos, impactando mais de 417 famílias em 16 diferentes municípios e promovendo o uso sustentável de 1.400.000 hectares de floresta amazônica. Com insumos de origem ética da biodiversidade brasileira e baixa produção de resíduos, a MOMA desenvolve cosméticos naturais de beleza limpa, com alta performance e alta concentração de ativos fitoterápicos da floresta para sentir na pele.
PosDoc em Inteligência Artificial Neuro-Simbólica do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (2023-2024). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Mestre em Ciência da Computação também pela UFAM (2015), Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pelo Universidade Gama Filho - UFG (2015). Graduado no Instituto de Tecnologia de Processamento de Dados da Amazônia - UTAM (2004), Matemática pela UNICAMP (2000) e Música pela UFPA (1998). Professor/ Pesquisador em inovação tecnológica no Instituto CESAR. Professor de Engenharia da Computação na EST-UEA.
Mestranda em Artefatos Digitais (CESAR School), Especialista de Desenvolvimento de Apalicações Móveis (UniNorte) e Bacharela em Design (UFAM). Atua em processos de Design há 7 anos, sendo 3 destes com foco em soluções digitais. Tem por princípio o uso dos processos em Design como um fio facilitador em toda a extensão da criação de um produto e para todos os envolvidos em seu entorno.
Desenvolvedora de Jogos Digitais na Despertar Company, com formação pela Cambridge e NASA, foi Diretora do Centro Acadêmico de Robótica da Google & Microsoft em Maués, atua também como Assessora Pedagógica no Instituto de Tecnologia Educacional e Assessora Executiva Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Maués.
Jucimar Maia da Silva Junior é formado em Computação pela Universidade Federal do Amazonas em 1995. Em 2003 concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2013 concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. No período de 2005 a 2007 foi Subsecretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Manaus. Ingressou em 2008 na Universidade do Estado do Amazonas. Em 2014 criou o LUDUS, Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativo. Atualmente é Diretor da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST/UEA). Suas área de interesse são Empreendedorismo Digital, Jogos Eletrônicos, Engenharia de Software e Linguagens de Programação.
Administradora pela UEA, Analista em SGI e Analista Financeiro e Empresarial pelo IPOG. Experiência de 10 anos com gestão empresarial e mais de 3 anos com P&D e incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, atuando de maneira consultiva no ecossistema de P&D da Amazônia Ocidental e Amapá. Na Sustentec, atua como Gestora de Contas apoiando as empresas em sua estratégia de PDI, encontrando ICTs e Start-ups aderentes às suas necessidades e co-criando com esses caminhos de eficiência em processos e projeto, via P&D.
Biatris Lima Rocha possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Amazonas e está finalizando a pós-graduação em Economia da Inovação pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente trabalha como Assessora na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEDECTI, no Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas que é vinculado à Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI e no ano de 2024, assumiu a Coordenação Geral do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas - Origens Amazonas, que tem como objetivo fomentar o reconhecimento das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no Estado do Amazonas.
Graduado em Relações Internacionais e Direito, com especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e em Direito Tributário. Mestrando em Gestão de Negócios pela FIA/USP. Atua como analista de negócios internacionais da ApexBrasil há 15 anos, na Gerência de Competitividade e é responsável pela Coordenação do PEIEX AGRO que é o programa de qualificação para exportação voltado para empresas e produtores agrícolas e pelo Projeto de Sustentabilidade.
Extrativista e artesão, nasceu na Comunidade Morada Nova, margem esquerda do Rio Juruá, Município de Carauari-Am. Atuou por 16 anos como Agente Comunitário de Saúde na comunidade. Em 2014 passou a assessorar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e em seguida assumiu a pasta como Secretário Municipal até 2017. Em 2022 foi eleito Diretor Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Carauari – ASPROC, onde atua até hoje na gestão dos processos interno e na apresentação política a instituição.
Bosco Saraiva, amazonense, manaura, 65 anos, casado, pai, avô e bisavô. Iniciou sua vida profissional em 1980, no Polo Industrial de Manaus como Auxiliar Técnico Eletrônico e, posteriormente, chefe do Departamento de Recursos Humanos. Em 1990 ingressou no serviço público como diretor Administrativo do Instituto de Previdência do Amazonas. Em 1993 foi eleito vereador de Manaus, cargo que ocupou por quatro legislaturas, tendo sido três vezes presidente daquela Casa Legislativa. Eleito duas vezes deputado estadual, foi vice-governador do Amazonas, e comandou pastas como Infraestrutura, Planejamento Urbano e Segurança Pública. Foi eleito deputado federal em 2018. Em 2023 assumiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus.
Graduação em Direito (UFG) e Relações Internacionais (PUC-GO). Mestre em Direito (UFSC). Máster em Propriedade Intelectual e Sociedade da Informação (Universidad de Alicante - Espanha). Pesquisadora em Propriedade Industrial do INPI. Chefe do Escritório Regional Centro-Oeste/Norte do INPI, onde atua na gestão de projetos e acordos de cooperação técnica em propriedade industrial para as regiões centro-oeste e norte.
Profissional com mais de 15 anos de atuação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), é mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade de Brasília (UnB), bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Atualmente é a Coordenadora da Softex Amazônia onde é a responsável pelo Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI). Atuou na Gestão de Programas e Projetos no Gabinete da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, onde foi a idealizadora de duas iniciativas de inovação no setor público, intituladas Vitrine MEC de Tecnologia, um portal que incentiva e promove a transferência de tecnologia dos ativos de propriedade intelectual desenvolvidos pelas universidades ao setor produtivo, e do Programa de Inovação da Educação Superior (PIES).Pela participação no desenvolvimento de políticas publicas e de tecnologias disruptivas para a transformação digital nos setores público e privado, recebeu títulos de Honra ao Mérito. Sua trajetória profissional se estendeu na gestão de programas e projetos nas áreas de Inovação, Educação, Transferência de Tecnologia, Propriedade Intelectual, Transformação Digital, Empreendedorismo, Relações Institucionais e Governamentais, e desempenhou papéis significativos no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), na Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), na Universidade Católica de Brasília (UCB), na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC-UnB), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) foi eleita Coordenadora da Regional Centro-Oeste, onde atuou por 4 anos, além de ter sido pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). É palestrante e mentora em eventos de destaque, como os da Campus Party, do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Ministério da Educação.
Profissional Mestre em Design de Artefatos Digitais, Black belt em Six Sigma e especialista em estratégia de transformação Digital. Desenvolveu sua carreira em duas grandes multinacionais, Sony e LG Electronics. Atualmente lidera as iniciativas de transformação digital da LG Brasil. Carrega mais de 30 anos de experiência na área de engenharia de produtos, pesquisa, desenvolvimento e Inovação. Além de experiências internacionais no Japão, Indonésia, México e Coreia. Recebeu placa de reconhecimento homérico da LG Electronics Mundial pela sua contribuição nessa corporação. Em 2022 fundou o centro de transformação digital da LG Electronics e em apenas 2 anos, sua equipe já recebeu duas indicações de boas práticas global de inovação da LG Electronics. Nesse periodo Já transformaram mais de 15.000 horas de atividades humanas em automações de processos. Também fundou a primeira academia de transformação Digital da Amazônia Ocidental, integrando a academia com os desafios da indústria do PIM.
Diretor de Inovação de Bioeconomia da Navegam. Co-fundador da Onisafra e ForestiFi. Eng. Agronômo com mestrado em Agronomia Tropical. Entusiasta do ecossistema de Inovação e membro do Jaraqui Valley. Vice-presidente do conselho da Associação do Polo Digital de Manaus. 30 under 30 pela revista americana Greenbiz que reconhece as lideranças em negócios sustentáveis no mundo. Top Innovator pelo Up Link do Fórum Econômico Mundial. Alumni do Global Shapers, rede do Fórum Econômico Mundial.
Leonardo Silva é Mestre em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação pela UFAM, Especialista em Gerenciamento de Projetos, na Formação de Executivos e Graduado em Telecomunicações. Analista de Negócios na WIT Incubadora Tecnológica vinculada a Fundação Desembargador Paulo Feitoza. Foi Diretor de planejamento na Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Chefe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gerente de Incubação Empresarial na Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Analista de Projetos no Centro de Biotecnologia da Amazônia.
Graduado em Economia pela Universidade Mackenzie, especialização em ciência política pela Universidade de Brasília e mestrado em estudos do desenvolvimento pela Universidade de Sussex, Reino Unido. Trabalhou na IBM Brasil, Amcham Brasil, CNPq e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), onde é servidor de carreira e foi diretor de Tecnologias Inovadoras. Atualmente está cedido para a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), onde atua como gerente de Relações com o Mercado.
Engenheiro Mecânico (UFPR), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFAM) e Especialista em Inovação (FUCAPI / UNM). Professor do departamento de Engenharia de Produção e cursos de pós-graduação em Gestão de Projetos, Engenharia da Qualidade, Engenharia de Processos Produtivos e Engenharia de Segurança do Trabalho (UEA). Coordenador do Projeto Samsung Ocean. Possui experiência nas áreas de Educação Tecnológica, Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Projetos.
Profa. Jane Márcia P. Moura, é Doutoranda em Biotecnologia (PPG/BIONORTE-UFAM-AM), Mestrado em Engenharia de Produção Industrial (Universidade do Minho-Campus-Guimarães/PT); pós-graduada em Inovação e Difusão Tecnológica (CESF/FUCAPI-AM) Graduada em Administração de empresas (UNINILTONLINS-AM). Empreendedora, Empresária, Professora, Amazônida. É Fouder e CEO da AMAZONPROEJCT Consultoria Ltda, Está superintendente da Rede Amazônia de Inovação e Empreendedorismo - RAMI, está coordenadora executiva do Núcleo Marapuama-AM das Redes Fito, é Professora do ensino superior, com expertise nas áreas de Sustentabilidade, ESG, Bioeconomia, Economia Criativa, Negócios de impacto social, é mentora de startups inovadoras, avaliadora de projetos e business plan, consultora técnica credenciada do Sebrae e Senai, atuando na administração pública e privada, há mais de 30 anos como diretora financeira, coordenadora de programas de incubação e aceleração de empresas., gestão de projetos em organizações públicas e privadas nas áreas de Planejamento Estratégico, Educação, Inovação, Bioeconomia, Empreendedorismo, Pesquisa Ciência Tecnologia e Inovação-PD&I. Biografia resumida (até 450 caracteres): Profa. Jane Márcia P. Moura, é Doutoranda em Biotecnologia (PPG/BIONORTE-UFAM-AM), Mestrado em Engenharia de Produção Industrial (Universidade do Minho-Campus-Guimarães/PT); pós-graduada em Inovação e Difusão Tecnológica (CESF/FUCAPI-AM) Graduada em Administração de empresas (UNINILTONLINS-AM). Empreendedora, Empresária, Professora, Amazônida. É Fouder e CEO da AMAZONPROEJCT Consultoria Ltda, Está superintendente da Rede Amazônia de Inovação e Empreendedorismo - RAMI, está coordenadora executiva do Núcleo Marapuama-AM das Redes Fito, é Professora do ensino superior, com expertise nas áreas de Sustentabilidade, ESG, Bioeconomia, Economia Criativa, Negócios de impacto social, é mentora de startups inovadoras, avaliadora de projetos e business plan, consultora técnica credenciada do Sebrae e Senai, atuando na administração pública e privada, há mais de 30 anos como diretora financeira, coordenadora de programas de incubação e aceleração de empresas., gestão de projetos em organizações públicas e privadas nas áreas de Planejamento Estratégico, Educação, Inovação, Bioeconomia, Empreendedorismo, Pesquisa Ciência Tecnologia e Inovação-PD&I.
Paulo Elvas é formado em Relações Internacionais e está atualmente se graduando em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Amazonas. Com mais de 5 anos de experiência no mercado internacional, atua como Diretor Comercial da Indústria Biozer da Amazônia e Head do Escritório Internacional da Marca Simbioze Amazônica, liderando a exportação de produtos da biodiversidade amazônica e gerenciando atividades de importação. Também ocupa o cargo de Gerente de Captação de Investimentos Internacionais na OSC Valendo Economia Criativa, onde estrutura projetos voltados para o fortalecimento da economia criativa e sustentável na região amazônica.
Biólogo e empreendedor, com mais de 15 anos de experiência em negócios de impacto, filantropia de risco e desenvolvimento sustentável. Tem fortes habilidades em design, estratégia e captação de recursos, angariando milhões de dólares de empresas, fundações e governos em diversos continentes. Cofundador e CEO do Impact Bank, e ex-CEO da Welight, uma organização certificada como B-Corp. Atua como consultor na Fundação Amazônia Sustentável e no Sustainable Development Solutions Network-Amazon, além de desenvolver projetos para grandes corporações e instituições globais.
Formado em Ciência da Computação, Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Engenharia Mecânica - todos pela USP - São Carlos Diretor de Negócios do iRede Manaus Por mais de 2 anos como Coordenador da Softex Amazônia Professor Universitário há mais de 25 anos Empresário por mais de 10 anos na área de tecnologias educacionais Consultor de empresas há mais de 20 anos
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP) e pós-graduado pela mesma instituição em Mercado de Capitais, é um entusiasta dos assuntos relacionados a corporate venture capital, ecossistema de startups e mercado de capitais. Funcionário de carreira do BB, com 15 anos de experiência. Já atuou, atuou na área comercial do banco, nos segmentos de varejo e large corporate, e no BB Banco de Investimentos, assessorando ofertas públicas de renda variável e operações de M&A. Desde 2021, atua como assessor no time do BB Ventures.
Responsável por Sustentabilidade Financeira no Banco do Brasil, atua para suportar os clientes na transição economias que minimizem os riscos ambientais. Trabalha por 26 anos nos Banco do Brasil, sendo os últimos 10 anos em áreas estratégicas. Graduado em direito pela Pontífica Universidade Católica de Campinas, Pós-graduado em Administração e Gestão de Bancos pelo Instituto Presbiteriano Makenzie, Pós-graduado em Inovação e Negócios Digitais pela PUC - RJ, Especialista em Liderança e Gestão de Sustentabilidade pela Universidade de Navarra, Espanha, Especialista em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina pelo MIT, EUA e Especialista em Qualidade de Infraestrutura Urbana pelo Centro de Aprendizado de Tokio, Japão.
Amazonense e cofundadora da Descod.Tech, uma das responsáveis pelo Programa Descodificadas, que promove educação, propósito social e sustentabilidade, oferecendo oportunidades para mulheres e pessoas LGBTQIAP+ no Brasil. Especialista em Design de Negócios Digitais e Inovadores, atuo há mais de 15 anos em gestão de empresas e inovação. Com expertise em Aceleração de Startups, sou consultora em Inovação Aberta, tendo experiência em Sustentabilidade e Smart Energy e incentivando mulheres na tecnologia.
Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT. Possui Pós-graduação em Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica - AGINTEC e em Gestão ágil de projetos. Atuou como ALI - Agente Local de Inovação no SEBRAE/AM, acompanhando empresas dos setores de comércio, serviço e indústria. Posteriormente, trabalhou no Programa ALI como Supervisora dos novos agentes. Atuou como consultora do NAGI - Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação no Amazonas. Em seguida, desenvolveu atividades na incubadora Ulbratech Manaus e Rede Amazônica de incubadoras - RAMI. Também foi gerente da Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e orientadora do Projeto de Indicações Geográficas do Sebrae Nacional. Atualmente trabalha no Arranjo de NITS da Amazônia Ocidental do MCTI na área de propriedade intelectual e empreendedorismo.
Executiva de Negócios na FPFTech. Diretora de Relações Institucionais na ABRH-AM. 22 anos de experiência em posições de liderança nos segmentos de Tecnologia, Indústria, Varejo, Bebidas, Previdência e Educação. Especialista em Administração pela FGV, Gestão de Projetos pela UAM e Finanças Corporativas pelo IPOG. MBA em Private Equity, M&A e Growth na Trevisan Escola de Negócios. Formação de impacto em Liderança feminina Women’s Leadership Program pela NOVA School of Business and Economics Portugal e Startse.
Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mestre em Ciências em Engenharia Eletrônica pela COPPE/UFRJ. Pós-Graduado em Eletrônica Digital pela COPPE/UFRJ. Engenheiro Eletricista pela UFAM Universidade Federal do Amazonas. Experiência no Desenvolvimento e implementação de sistemas integrados de hardware e software para aferição e avaliação funcional de circuitos eletrônicos nas indústrias do Polo Industrial de Manaus, na Criação do Injet, um sistema avançado para a automação e o monitoramento em tempo real da produção em fábricas de máquinas cíclicas, adotado por corporações globais e nacionais, Desenvolvimento do Mouse Ocular, um dispositivo que permite a comunicação de indivíduos com tetraplegia através do movimento dos olhos, capturando sinais musculares para interação, Implementação do ‘Projeto Giulia, “mãos que falam”, uma aplicação para comunicação entre surdos e ouvintes, utilizando reconhecimento de gestos da LIBRAS por inteligência artificial e em diversos projetos tecnológicos voltados para modernização da indústria.
Possui graduação em geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) e mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é geólogo - SERVIÇO GEOLOGICO DO BRASIL. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental e Recursos Minerais. Desde 2003 atua como pesquisador em hidrologia da bacia Amazônica, com destaque para o monitoramento de eventos hidrológicos extremos. Exerce a função de Superintendente Regional de Manaus do Serviço Geológico do Brasil.
Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente, trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Normandia (SEMMANT) como chefe da Divisão de Turismo Municipal. Também é coordenador do Festival das Panelas de Barro. Coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR e Consultor Técnico em Etnoturismo.
Graduado em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especializações em Inovação pela FUCAPI e Turismo Regional pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior do SEBRAE/AM
Comunicadora, consultora, jornalista, apresentadora e gestora de projetos na Amazônia. Com mais de 14 anos de carreira, já atuei como produtora, repórter e apresentadora em grandes grupos de comunicação da região Norte, como filiais das emissoras Globo, Record e SBT. Atualmente coordeno o programa 'Amazônia Que Eu Quero', da Fundação Rede Amazônica - Grupo Rede Amazônica. Sou colunista na rádio CBN Amazônia, apresentando o quadro semanal do Amazônia Que Eu Quero. No jornalismo ambiental atuo com produção de conteúdo, reportagens especiais, engajando eventos, projetos e facilitando metodologias sobre sustentabilidade. Experiência com gestão, desenvolvimento e execução de projetos culturais, socioambientais e advocacy.
Bióloga com mestrado e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela UFRJ, tendo feito parte do doutorado em Estocolmo/Suécia. Possui dois pós-doutorados, nas áreas de "microbiologia do petróleo" e "sistemática e taxonomia bacteriana". Pesquisadora do INPI desde 2006 e atualmente chefe da Divisão de Estudos e Projetos (DIESP) da Diretoria de Patentes do Instituto. Experiência na área de propriedade industrial, com ênfase em informação tecnológica e inteligência em PI, atuando no desenvolvimento de estudos de prospecção e monitoramento tecnológico através das informações contidas nos documentos de patentes. Adicionalmente, participa do Grupo de Trabalho que acompanha a implementação de uma Autoridade Depositária Internacional (IDA) no Brasil, para depósito de material biológico para fins de patente.
Superintendente de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do BNDES. Atribuição de endereçar a temática socioambiental no BNDES. Área envolvida em ações de captações internacionais, apoio ao desenvolvimento de novos produtos financeiros, gestão do Fundo Clima e do Fundo Amazônia, promoção da temática de biodiversidade, bioeconomia florestal e mudanças climáticas. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou em diversos órgãos do Governo Federal e Estadual, como Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Especializado em desenho e implementação de políticas públicas na temática socioambiental. Compõe os quadros do BNDES desde 2008 e já teve passagens pela área Financeira, Área de Infraestrutura Social e Assessoria da Diretoria do Banco.
Rita de Cássia Brasil Mendonça, conhecida como Rita Prossi, é uma biodesigner e poetisa de descendência indígena e europeia. Com mais de 30 anos de carreira, ela se destaca por suas criações que homenageiam a biodiversidade amazônica. Suas obras já foram expostas internacionalmente e premiadas, incluindo uma peça no Museu do Índio em Nova York. A missão de sua marca é capturar a beleza da Amazônia, promovendo a arte sustentável e a conservação ambiental. Suas biojóias são usadas por celebridades e membros da realeza Britânica e sueca.
Sou Analista de Sistemas, Especialista em Gestão de TI e Banco de Dados, Mestre em Ciência da Computação com Foco em Design Thinking, Professor e Empreendedor. Nos últimos 07 anos descobri a inovação como força motriz para o desenvolvimento de negócios, o que me transformou em empreendedor e entusiasta do modelo de negócios Startups tanto do ponto de vista de negócios, mas principalmente para a área de Educação e transformação digital.
Lilianne Cunha, natural de Belém, Pará, Brasil, é uma profissional dedicada ao fortalecimento de comunidades tradicionais na Amazônia, com foco na sociobioeconomia e no uso sustentável de recursos naturais. Seu trabalho se destaca por promover o biocomércio ético, gestão de equipes e capacitação comunitária, além de valorizar práticas culturais locais. Atualmente, ela ocupa o cargo de Coordenadora de Suprimentos e Relacionamento com Comunidades na Natura desde maio de 2023, Lilianne possui formação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará.
Economista pela UFSJ, Pós-Graduada em Agricultura e Desenvolvimento Regional pela UFAM, Especialista em Negócios da Floresta Amazônica pela UEA, mais de 18 anos atuando na área de gestão e consultoria empresarial; atuou também na gestão administrativa de indústrias como Suzuki;Impram e Positivo Informática bem como na área de Pesquisa e Desenvolvimento. É empresária na SANTÉ COMIDA SAUDÁVEL e PRIMAR CONSULTORIA onde é consultora do Sebrae/AM; mentora voluntária na Salto Aceleradora na parte de gestão financeira planejamento estratégico; Conselheira da Abrasel/AM período 2022 a 2025; CEO da AMAZÔNIA SMART FOOD onde foi vencedora do Prêmio Mulheres Inovadoras promovido pelo FINEP/2022, Startup acelerada e graduada pelo INOVATIVA; inclusa no PPBIO; no Hub Global de Startups da Fundação CERTI; faz parte do Sinergia; do Movimento Amazônia em casa floresta em pé; do portfólio do Idesam; incubada pelo CIDE; foi aprovada no Centelha; Inova Amazônia; vencedora do Prêmio Jarqui Graúdo na modalidade de Negócio de Impacto Social e participou com sucesso da 7a temporada do Shark Tank Brasil recebendo a intenção de investimento de dois investidores. É CEO da Ecomodular empresa de impacto socioambiental que desenvolve módulos inteligentes de processamento primário que foi aprovada no Sinapse Bio; premiada Green and Digital Startup Award na categoria Bioeconomia e está concorrendo ao prêmio Mulheres Inovadoras do Finep 2024. Ademais atua pro bono como Conselheira da Abrasel/AM e Vice -Presidente da Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia.
Jorge Ivan Rebelo Porto é doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde atua como pesquisador há mais de 35 anos. Com ampla experiência em Genética, especialmente em Genômica, Citogenética e Biologia Molecular de peixes, Porto publicou 44 artigos científicos, 3 capítulos de livros e desenvolveu 2 patentes biotecnológicas. Ele também orienta e coorienta dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos acadêmicos. Ao longo de sua carreira, desempenhou cargos de destaque, como Chefe do Núcleo do INPA em Santarém e Diretor Técnico Científico da FAPEAM. Atualmente, é Chefe de Gabinete do INPA.
Edson Toffoli é diretor da Positivo Tecnologia em Manaus, com sólida expertise em planejamento de produção e gestão da qualidade. Ele é certificado em Indústria 4.0 pelo MIT e possui especializações em Lean Manufacturing, FMEA e Kaizen.
Graduado em Farmácia pela Universidade do Grande Rio - Unigranrio ; MBA em Políticas Públicas em Saúde pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Como experiência profissional, trabalhou por seis anos no Ministério da Saúde, Desde 2013 é servidor de carreira da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Também pela FINEP exerce os seguintes cargos: Gerente Regional Norte; membro do Comitê de Segurança da Informação; e membro do CAPDA.
Formado em Administração pela USP e mestrado em Economia na FGV e certificado em gestão de recursos pela ANBIMA, Renato ocupou posições de gerência no Setor de Energia (AES e EDP) e Banco Santander. É empreendedor serial de negócios de base tecnológica há 18 anos, tendo participado da aceleração de grandes cases de Inovação no País. É co-fundador e CEO da KPTL, gestora com mais de 20 anos de história no Brasil.
Carreira com mais de 25 anos de experiência nas áreas Jurídica / Compliance, tendo atuado em renomadas empresas de grande porte como Samsung Eletrônica, Telemar S/A e Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Pós-graduação em Especialização em Direito Tributário pela UFAM, pós-graduação em Direito Processual Civil pela ESA (Escola Superior de Advocacia) e Graduação em Direito. Atualmente, Superintendente Adjunto da SDI - Suframa.
Chefe do departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas da SEDECTI
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2003); Mestrado em Desenvolvimento Regional - UNIVERDIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM (2012); Pós-Graduação em Planejamento e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. e Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na área da Indústria. Atualmente é Chefe do Departamento de Diversificação Econômica - DDE da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEDECTI e foi Professor do Curso de Nível Superior da Universidade Paulista - UNIP Manaus durante 10 anos na Área de Economia e Mercado.
Vitor é Fundador da Easygestor e do canal “Otimize Seu Negócio” no YouTube, com mais de 200 mil inscritos, já ajudou mais de 10 milhões de pequenas empresas com acesso à tecnologia. Vitor também é uma das lideranças no Açaí Valley, entidade premiada no Startup Awards. Em 2023 e no 100 Open Startups em 2024
Sou Analista de Sistemas, Especialista em Gestão de TI e Banco de Dados, Mestre em Ciência da Computação com Foco em Design Thinking, Professor e Empreendedor. Nos últimos 06 anos descobri a inovação como força motriz para o desenvolvimento de negócios, o que me transformou em empreendedor e entusiasta do modelo de negócios Startups tanto do ponto de vista de negócios, mas principalmente para a área de Educação e transformação digital.
Amazônida, Bacharel em Administração, Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, e atualmente cursa MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos. Possui ampla experiência na criação, fortalecimento e escalabilidade de negócios sociais e startups, além de atuação sólida em facilitação de workshops , treinamentos e gestão de projetos de inovação. É professor em diversas universidades de Manaus e Analista Sênior de Inovação na Venture Hub Manaus, onde colabora com empresas de diferentes tamanhos na implementação de soluções inovadoras. Também já prestou consultoria para instituições como Quíron Educação, Impact Hub Manaus e Fundação Rede Amazônica.
Com 24 anos de experiência na indústria farmacêutica, a trajetória profissional começou no laboratório Hebron, como gerente comercial e distrital, focando na inovação em fitoterápicos e cosméticos. Depois, atuou como gerente na Farmoquímica, também dedicada a produtos naturais. Nos últimos 17 anos, faz parte da Pharmakos, inicialmente como gerente comercial e, atualmente, como representante. Com diversos cursos em vendas e especializações em fitoterápicos, busca compartilhar conhecimento e inspirar novos profissionais no setor.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (1981), doutorado em Genética Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (1991) e pós-doutorado pela universidade de Harvard, onde foi professor visitante na área de acesso e propriedade de recursos genéticos. Desenvolveu sua carreira de geneticista vegetal na Embrapa, onde chefiou o Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e o Departamento de pesquisa e Desenvolvimento, além de ter ocupado a Diretoria Interina desta Instituição. Foi Diretor-Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE, uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. É membro do International Advisory Committee do Institute for Statistical Studies and Economics of Knowledge (ISSEK) da High School of Economics (HSE), localizado em Moscou, Rússia. Foi também Vice-Presidente do Executive Board do Global Crop Diversity Trust até dezembro de 2022, instituição internacional com sede em Bonn, Alemanha. Atualmente é o Diretor-Geral do Centro de Bionegócios da Amazônia – CBA, uma organização Social supervisionada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Sua atuação profissional está focada nos seguintes temas: políticas e programas estratégicos em biodiversidade e recursos genéticos vegetais; propriedade intelectual em biotecnologia; e estudos de futuro na geração de subsídios para políticas e programas estratégicos em ciência, tecnologia e inovação, com foco na sustentabilidade da produção de alimentos.
Superintendente Regional do BB no Amazonas, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas, pós graduado em Finanças Corporativas, Gestão de Negócios Bancários e Gestão de Pessoas e Liderança.
Analista do Hub de Bioeconomia do Banco do Brasil em Manaus, atuando na prospecção e acompanhamento das ações relacionadas à sociobioeconomia na Amazônia Ocidental.
Expert em Transformação Digital pelo Industrie 4.0 Maturity Center na Alemanha, Mestre em Engenharia de Produção e MBA em Innovation & New Business (EUA). Possui formação em Engenharia Elétrica, Estatística Aplicada, Six Sigma Master Black Belt pela Air Academy Associates (EUA) e formação complementar de Instrutor de Master Black Belts pela Sony University (Japão). Atualmente é Gerente de Projetos na FPFtech.
Farmacêutica Bioquímica formada pela UNESP com MBA de Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Inovação pela FIA – USP e módulo internacional na Bentley University, fellow do Programa de Biodesign 2023 em Stanford. Iniciou sua carreira na área de inovação da Natura &Co e atualmente é gerente de Inovação do Centro de Inovação Einstein em Manaus, possui experiência em inovação aberta, projetos de PD&I, captação de recursos e gestão da Inovação.
Atual Coordenador de Finanças Verdes da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Seviços, é servidor público formado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, com experiência em todas as áreas da comunicação. É pós-graduado em Administração Estratégica e em Administração Pública, com MBA em Gestão da Comunicação Organizacional.
Ambientalista, empreendedor por necessidade e "garçom" nas horas vagas (tento sempre ser útil e “servir” as pessoas e a sociedade). Fiz carreira em uma holding nikkey com empresas nas áreas de gastronomia, turismo, comunicação e eventos. Hoje, atuo coordenando projetos de inovação, empreendedorismo e geração de renda em diversas partes do Brasil através da InovAction. Tenho vasta experiência em entidades do terceiro setor, fui vice-presidente da OISCA Brasil, Presidente da OISCA América Latina, Diretor de Inovação do IDT CEMA e Presidente da APRI – Associação Paulista de Relações Internacionais.