Expo Amazônia Bio & Tic

Conheça os

Palestrantes

Estamos entusiasmados em apresentar uma constelação de mentes brilhantes e visionárias que iluminarão os palcos da ExpoAmazônia Bio&Tic 2023. Neste evento impar, reunimos líderes inovadores que compartilharão suas perspectivas sobre a interseção vital entre a biodiversidade amazônica e as tecnologias do futuro. Convidamos você a mergulhar nesse encontro único, onde ciência, natureza, empreendedorismo e inovação se encontram.

Faça seu Ingresso no app

Inscreva-se nas Trilhas de Conhecimento, Conecte-se com Pessoas e Empresas no App

Radyr Júnior, atualmente Secretário Municipal da SEMTEPI, é empresário e já atuou como Secretário Adjunto da Casa Civil e Secretário de Projetos Especiais do Governo do Amazonas. Foi Chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado do Amazonas e Diretor de Planejamento da Associação do Município.

Radyr Jr.

SEMTEP

Engenheiro elétrico formado pela Unicamp e com MBA em empreendedorismo e inovação pelo Technion Instituto de Tecnologia de Israel. Durante os últimos 6 anos trabalhou com empreendedorismo em Israel com experiência como gerente de programas de startups para alunos e ex-alunos do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Technion, Israel Institute of Technology a principal instituição de tecnologia de Israel. Hoje é CEO do Innovation Hub Brazil Israel, diretor do FoodTech Hub Amazônia e é embaixador internacional do Technion Israel Institute of Technology para América Latina.

Ricardo Lomaski

CEO Innovation Hub B I

É o atual Superintendente da Suframa, foi vice-governador do Amazonas, deputado federal e assumiu a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal - uma das comissões mais importantes do Brasil.

João Bosco

Superintendente da SUFRAMA

É secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Bacharel em História pela Universidade de Brasília (UnB) e servidor da carreira do Senado Federal. Já foi deputado federal e senador pelo Distrito Federal; e governador do Distrito Federal.

Rodrigo Rollemberg

Secretário de Economia Verde

É Secretário de Estado da SEDECTI. Economista pela UFAM e Bacharel em Direito pela Faculdade Martha Falcão. Foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas e atuou como presidente da Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul.

Serafim Corrêa

Secretário da SEDECTI

Palestrante e Diretora de Ensino do Centro de Robótica de Maués-AM. Cost & Business Analyst Tutora & Tradutora Business Cambridge Education Google, Education AWS, Educator Microsoft e Ex-assessora Parlamentar da Presidência ALE-AM (13 anos) Administração COMEX CIESA MBA & POS GRAD - Finanças - Controladoria - Tutoria Educação/EAD UNIASELVI e cursando Mestrado Administração Pública (Andifes).

Ariadne Henriques

Google - Maués/AM

Professor associado da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), co-fundador do LSI - Lab. de Sistemas Inteligentes da UEA, pesquisador do Ocean Center, professor da pós-graduação em Ciência de Dados da UEA e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas. Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Amazonas, mestre e doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na execução e gestão de projetos de P&D em parceria com empresas e projetos acadêmicos na área de Computação. Atua em temas relacionados a Internet das Coisas, Sistemas Inteligentes e Aplicações de Aprendizado de Máquina Profundo.

Carlos Maurício

Samsung Ocean

CEO e Founder da Descod Tech, Empreendedor Digital, Desenvolvedor e Acreditador de Gente, Sócio e líder das equipes de Aprendizagem, Marketing e Inovação da NFE Hub de Inovação Tecnológica, Coordenador do curso superior em Desenvolvimento de Software multiplataforma da Fatec Osasco |SP, Fundador da Barth Desenvolvimentos (2006-2016), responsável pelo desenvolvimento do Programa Descodificadas que promove a capacitação em programação e desenvolvimento de competências socioemocionais para Mulheres, Vice-presidente da OSC Arte das Nações – O Instituto. Doutorando no programa TIDD na PUC-SP, mestre em Tecnologia, especialista em Gestão da Informação com ênfase em BI, especialista em Gerenciamento de Projetos (PMI) e licenciado em Computação. Tem experiência como Diretor da Fatec Osasco (2018-21).

Francisco Felinto

Startup Descod Tech

Dra. em Informática e Profa. da Universidade Federal do Amazonas. Atua no movimento de Mulheres na Computação, é cofundadora do Cunhantã Digital e consultora do Programa Meninas Digitais, ex-diretora do Instituto de Computação da UFAM, conselheira titular do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), da Associação do Polo Digital de Manaus. Coordenadora Geral do Projeto SUPER para Educação e Pesquisa em parceria com a Samsung. É ex-Pró-Reitora de Inovação Tecnológica da UFAM, Diretora de Planejamento da Sociedade Brasileira de Computação e coordenadora do Fórum da Internet no Brasil.

Tanara Lauschner

Subsecretária para Amazônia/ MCTI

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM) - Campus Manaus Zona Leste. Possui graduação (2011) em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado (2013) e doutorado (2016) em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É líder do grupo de Pesquisa Fisiologia e Produção Vegetal na Amazônia. Foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFAM e atualmente exerce a função de Diretora de Pesquisa e Inovação na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI-IFAM), é o ponto focal do IFAM no Acordo de Cooperação Técnica tripartite IFAM-SUFRAMA-INPI.

Flávia Schimpl

IFAM

Servidor público federal da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) desde 2014, atualmente exercendo a função de Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional - CGDER. Graduado pela Universidade Federal do Amazonas no curso de Agronomia (2010). Título de mestre obtido pelo no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA (2012). Com MBA Executivo em Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, e com capacitações nas áreas de Cidades Inteligentes, Propriedade Intelectual, Transferências de Recursos da União (Convênio) e Análise ex ante e ex post de políticas públicas.

Igor Bahia

SUFRAMA

Possui graduação em Farmácia (2003), mestrado em Química (2006) e doutorado em Ciências da Saúde (2010). Os projetos de mestrado e doutorado tiveram ênfase em sistemas de liberação de fármacos. Foi professor substituto da Faculdade de Farmácia-UFG ministrando as disciplinas Farmacologia e Farmacotécnica. Desde 2007 é pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), onde atua como examinador de patentes.

Rodinelli Borges

INPI

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Economia dos Recursos Naturais pela Okayama University (Japão). Especialista em Inovação e Negócios pela FUCAPI e Anderson School of Management (UNM). Graduada em Economia pelo CIESA. Professora Adjunta do Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais da UFAM. Tem experiência no setor privado e em estudos de impacto ambiental, área socioeconomia. Entre 2021 e 2023, esteve Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT/UFAM. Participa do Programa de Mestrado Profissional em Economia, da UFAM. Temas de interesse: Bioindústria amazonense; Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologia; Inovação e tecnologia; Empreendedorismo; Startups científicas; Economia de Empresas; Finanças pessoais; Cooperação entre empresas, ICTs, Governo; e Sistema de Dados da biodiversidade amazônica.

Rosana Zau

PROFNIT-UFAM

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Microbiologia (Genética Molecular e de Microrganismos) pela Universidade Federal de Viçosa (2007), Pós-doutorado em genômica funcional pelo Plant Research International (PRI) - Wageningen University (2010) e em genômica aplicada pelo Rothamsted Research (UK) 2016. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. Coordenador do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica da Embrapa Amazônia Ocidental. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genômica, genes de patogenicidade, genes de resistência, interação planta-patógeno, diversidade e estrutura de população, genômica funcional (gene Knockout e Knockdown), edição gênica via CRISPR/Cas e mineração de genomas voltado a pesquisa e descoberta de compostos bioativos do metabolismo secundário em microrganismos.

Gilvan Ferreira

EMBRAPA

Radyr Júnior, atualmente Secretário Municipal da SEMTEPI, é empresário e já atuou como Secretário Adjunto da Casa Civil e Secretário de Projetos Especiais do Governo do Amazonas. Foi Chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado do Amazonas e Diretor de Planejamento da Associação do Município.

 

Maria Auxiliadora Cannarozzo

IFRS/ SENAI/ GIZ

Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista (1996), Habilitação em Análises Clínicas, Modalidade: Saúde Pública (1997), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) [Rio Claro] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) com tese versando na área de Biologia Molecular aplicada à Microbiologia; subárea: Virologia e, Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu (2011). Atua como docente na graduação desde 1999; e na pós-graduação desde 2004. Atualmente é vinculada à Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" atuando no Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Unesp, campus de Botucatu e; nos Programas de Pós Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento, Biotecnologia Médica e Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp. Com linha de pesquisa em Biologia Celular e Molecular aplicada à Microbiologia (Subárea: Virologia) atua no ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação. Responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Rejane Maria Tommasini

UNESP

Pesquisador brasileiro da área de biotecnologia e professor emérito da Universidade Federal do Amazonas.
Ele foi coordenador da Rede da Amazônia Legal de Pesquisa Genômica (Realgene), que desenvolveu, entre outras coisas, estudos sobre o genoma do guaraná.
É um dos pioneiros da biologia molecula no Brasil, tendo desenvolvido na década de 80, na Universidade de Brasília (UnB), tecnologias usando engenharia genética para produção de insulina. O processo de produção foi licenciado para uma empresa russa, com royalties para a UnB.
No ano de 2000, recebeu a Medalha do Mérito Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo por sua participação no sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa.
Na Universidade Federal do Amazonas, gere um grupo de pesquisa na área de biotecnologia, tendo coordenado uma equipe do Amazonas para a competição iGEM.

Spartaco Astolfi

Função ou cargo

É secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). É formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade de Sussex. É cofundadora do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus). Ao longo de sua carreira, atuou em organizações do setor privado e da sociedade civil em temas relacionados a finanças sustentáveis, empreendedorismo social, desenvolvimento rural, negócios de impacto socioambiental e bioeconomia.

Carina Pimenta

MMA

Engenheiro Florestal pela Universidade de São Paulo, desde 2001 atua em temas ligados à Amazônia relativos a promoção de cadeias produtivas e inclusivas. Atualmente é diretor técnico do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), dando suporte à cadeias produtivas no interior da Amazônia e coordenando o Programa Prioritário de Bioeconomia na promoção de startups da floresta e biosoluções para empresas.

Carlos Koury

IDESAM

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Especializado em Governança de TI (SENAC RIO) e MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), Bacharel em Sistemas de Informação (ULBRA) e Desenvolvimento de Software (IFAM). Co-Fundador da Comunidade Jaraqui Valley. Coordenou por 4 anos a primeira aceleradora do Norte do Brasil a FabriQ Aceleradora. Também foi gerente operacional do Cardume Coworking por 05 anos, atualmente especialista em inovação no Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com atuação desde a sua idealização ao Manais Tech Hub.

Daniel

Jaraqui Valley

Odd Magne Ruud é embaixador da Noruega no Brasil. Além do Brasil, representa seu país como embaixador não residente na Guiana e no Suriname. Formado em Ciências Políticas pela Universidade de Oslo, fez mestrado em Estudos Internacionais na London School of Economics and Political Science. Sua especialização é na área do meio ambiente.

Odd Magne Ruud

Embaixador da Noruega no Brasil

Chefe de Unidade para Região Amazônica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ph.D. em Ciências Ambientais, Mestre em Geografia Humana e Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo, é Professora Associada Titular da UFAM. Suas funções anteriores incluem Secretária Executiva da Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado do Amazonas, Coordenadora do Centro de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas e Secretária Adjunta de Estado de Planejamento da Produção Rural.

Tatiana Shor

BID

Sólida trajetória de 14 anos de atuação no campo da tecnologia da informação, com expertise destacada em gestão de produtos, projetos e práticas Agile. Ao longo de sua carreira, teve a oportunidade de exercer funções em diversas organizações pertencentes aos setores automotivo, educacional, varejo em geral e indústria farmacêutica. Detém um MBA em Digital Business pela USP e uma especialização em Gestão de Projetos pela Uninorte Laureate, além de ser detentor de várias certificações em gestão de produtos, agilidade e liderança. É reconhecido por sua abordagem orientada para pessoas e resultados, demonstrando uma profunda paixão por enfrentar desafios. Em seu tempo livre, ele se dedica à pesca e ao vôlei de praia.

Adriano Jorge

Consultor de Produto Digital

Atualmente atua como sócio-diretor na área de Emerging Giants & Venture Capital da KPMG Brasil. Possui mais de 10 anos de experiência profissional nas áreas de Startup Hunting, Novos Negócios, Inovação, Vendas B2B e Marketing, ocupa posições executivas em multinacionais dos setores financeiro, consultoria, seguros, entre outros. É líder de umas das comunidades colaborativas de startups mais relevantes do Brasil – a Confraria do Empreendedor, analista de negócios do Programa Shark Tank Brasil, speaker nas áreas de Vendas e Intraempreendedorismo e já atuou como mentor e conselheiro de startups e PMEs e jurado de importantes seleções de startups e scaleups no Brasil.

Diogo Garcia

Sócio-diretor KPMG

Especialista experiente com histórico comprovado de trabalho na administração governamental. Hábil em Planejamento de Negócios, Habilidades Analíticas, Governo, Inovação, Indústria 4.0 e Relações Internacionais. Forte profissional de serviços comunitários e sociais. Capitalista de risco, banqueiro de investimentos com experiência na seleção de startups a serem investidas.

Rafael Moreira

Bertha Capital

Roberto Ueno, Matemático, Gestor Empresarial com Mestrado em Sistemas de Informação e Cristão. Professor de MBA para Business, Analytics, Gestão Empresarial, Metodologias inovadoras e transformação digital. Ajuda e ajudou projetos pequenos aos multimilionários desde o Planejamento Estratégico, Modelos de Negócios, Inovação, Formatação e Resolução de Desafios por meio de metodologias colaborativas. Organiza e coordena desde 2014 eventos inovadores como o Startup Weekend Social e Hackathons temáticos de Inovação para todos os 3 setores como várias prefeituras Criador de LABs de Inovação e embaixador do Instituto Galileu para Educação. Especialista em Design Thinking, Metodologia Agéis e Estratégias de Growth Hacking.

Roberto Ueno

Osten Mooves

É um profissional de tecnologia e economia, graduado na Universidade Federal do Amazonas em Ciência da Computação e Matemática. Diego foi Assessor de Investimentos como sócio de um escritório associado ao BTG, e agora atua como socio e assessor de investimentos da Rota investimentos, escritório associado a XP Investimentos. Diego é um entusiasta por educação financeira, dedicando tempo para palestras e workshops que visam capacitar as pessoas a tomarem controle de suas finanças pessoais e investimentos.

Diego Silva

XP Investimentos

Empresário, mestre em Engenharia pela UFSC, investidor, professor de MBA, f¼. Desde 2003 trabalhando com Gestão de Produtos e BizDev. Neste período desenvolveu +100 produtos de hardware e apoiou +50 empresas no lançamento de suas soluções, incluindo startups e multinacionais de diversos segmentos de mercado. Desde 2010, é professor de Pós-Graduação ministrando aulas de Modelos de Negócios, Captação de Recursos, Startups, Desenvolvimento de Produtos e Empreendedorismo na UFSC, UNIVALI, PUC-PR e Unochapecó. Desde então, publicou artigos em revistas e congressos, referenciados em dezenas de outras publicações sobre temas relacionados à Análise de Decisão Multicritério e ao Processo Sustentável de Desenvolvimento de Novos Produtos.

Marcos Buson

CEO MOA Ventures

Graduado em Farmácia pela Universidade do Grande Rio - Unigranrio ; MBA em Políticas Públicas em Saúde pela Universidade Federal Fluminense - UFF ; é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - Profnit no Instituto Federal do Pará - IFPA. Como experiência profissional, trabalhou por seis anos no Ministério da Saúde, Desde 2013 é servidor de carreira da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Também pela FINEP exerce os seguintes cargos: gerente regional norte; representante titular no Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia - CAPDA e ; membro do Comitê de Segurança da Informação. Atualmente é o Diretor da Finep Norte

Rodrigo Lima

Diretor da FINEP Norte

Prof. Tales Nereu Bogoni, um profissional com quase três décadas de experiência. Desde o início de sua carreira, a paixão pelo empreendedorismo e inovação tem sido uma constante, e essa paixão levou a envolver em diversos empreendimentos desafiadores. Depois de uma carreira como microempreendedor tornou-se Professor Universitário visando alcançar novos patamares em Pesquisa e Desenvolvimento. Bacharelado em Processamento de Dados, Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Atualmente é Professor Adjunto da Universitário na Universidade do Estado de Mato Grosso, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, ponto focal de Sinop/MT. Tales é cofundador de empresas, como viagensInteligentes.com e AgroGrowth CRM. E está comprometido com a exploração e promoção da inovação no campo agrícola como CEO da Curió+ Tecnologia no Agro.

Prof. Tales Nereu Bogoni

UNIMAT

Augusto Rocha é Professor Associado da UFAM, com docência na graduação, Mestrado e Doutorado e e diretor adjunto da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Além da UFAM, atua diretor adjunto da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e coordenador da Comissão de Logística do Centro da Indústria do Estado do Amazonas. Possui Doutorado em Engenharia de Transportes pela UFRJ (2009), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002), especialização em Gestão da Inovação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2000) e graduação em Processamento de Dados pela UFAM (1998). Possui ainda certificado em Estratégia e Inovação (2012) e Gestão Liderança (2013) pelo Massachussetts Institute of Technology-Estados Unidos.

Prof. Augusto Rocha

UFAM

Empresário, graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, com MBA em Finanças no Ibmec, MBA em Inovação na Área da Saúde pelo Instituto Butantan, fundador e CEO da Ages Bioactive Compounds, que tem por objetivo trazer para o mercado novos compostos bioativos, do bioma amazônico, com foco em Longevidade e aumento do Healthspan das pessoas.

MBA Caio Agmont

CEO da Ages Bioactive Compounds

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Acre, tem experiência na área de Microbiologia Aplicada à saúde e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico de fitopatógenos e pragas agrícolas, biorremediação utilizando microrganismos, produção de bioinsumos para agricultura e biorremediação. CEO da empresa Antibiose – Soluções da Amazônia. Empresa que desenvolve bioinsumos para uma agricultura sustentável utilizando microrganismos amazônicos.

Profa. Clarice Maia

UFAC

Graduado em Ciências Biológicas. Especialista em Biotecnologia e Agricultura. Mestre em Agroenergia e Doutor em Biotecnologia e Biodiversidade. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Co-Fundador da startup Bio 6 Sustentável. Tem interesse em temas sobre inovação, propriedade intelectual, empreendedorismo e bioeconomia. Tem experiência em pesquisas na área de polímeros, carboidratos, biomassa e hidrólise.

Prof. Eber Euripedes

IFTO

CEO e presidente da Wylinka, organização sem fins lucrativos que transforma o conhecimento científico em soluções e negócios que melhoram o dia a dia das pessoas e fomentam o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil. Pós graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, com estudos de pós graduação em Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT – professional education), mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ana também é doutoranda pela USP em Administração e pesquisadora em Inovação e Gestão Tecnológica.

Ana Carolina Calçado

Wylinka

Biólogo com mais de 30 anos de experiência em estratégias de conservação. Criou e implantou o projeto Ararinha Azul (Cyanopsitta spixii), no semiárido baiano. É Fellow da Ashoka empreendedores sociais. Coordenou mais de 40 projetos envolvendo áreas protegidas, desenvolvimento regional sustentável e concepção de mecanismos para gestão de ativos ambientais. Atualmente é diretor de Economia Verde da Fundação CERTI, trabalhando com temas relacionados à Negócios de Impacto, Ecossistemas de Inovação para Criação de Valor Compartilhado, dentre outros. Coordena desde 2019 a iniciativa Jornada Amazônia, que tem por objetivo ativar o Ecossistema de Inovação de Impacto na Amazônia.

Marcos da Ré

CERTI

Professor Visitante Sênior UFOPA, Santarém-PA, Laboratório de P&D de Produtos Naturais Bioativos, Diretor da Empresa IN AMAZON, Amazon Bioproducts Consultancy. Químico Industrial, UFPA; Mestrado em Química de Produtos Naturais, UFRJ; Doutorado em Química orgânica, UNICAMP-Instituto de Química, 1976; Pós-Doutorado, Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, Institut de Chimie des Substances Naturelles, França,1977-79; Visiting Professor, University of London, School of Pharmacy, London, UK (1989) Professor Instituto de Química-UNICAMP (1971-aposentado 2011) Assessor de Relações Nacionais e Internacionais, UFOPA (2014-2015) Pesquisador Associado do IQ-UNICAMP, (2015-2017) Consultor: SEBRAE Nacional (ref. Prof. Luciano Coutinho); SEBRAE-PA, FINEP; FAPESP; FAPESPA e INCT-Mudanças Climáticas (Prof. Carlos Nobre) Expert em Química Orgânica e Fitoquímica; Óleos essenciais; Extratos de Plantas Aromáticas e Medicinais da Amazônia e aplicação em Medicamentos e Cosméticos. Prêmio Samuel Benchimol, 2006 e 2020 Medal Lecture Award IFEAT, International Federation on Essential Oils and Aroma Trades,2018 Consultoria/Parceria com Empresas do setor de Cosméticos e Farmacêutica, Amazônia e Brasil.

Prof. Lauro Barata

UFOPA

Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), possui mestrado em Engenharia Química pelo Programa de Mestrado em Engenharia Química da Universidade Federal de Sergipe, doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve trabalhos em Bioeconomia e Biotecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Conversão de Energia e bioprodutos. Atualmente é docente do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do Maranhão, Coordenou a Base Institucional de Alcântara-BIA e participa da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação e do Instituto Estatual de Ciência e Tecnologia do Babaçu. Lidera o grupo de pesquisa em Ambiente, Biotecnologia e Bioeconomia. E coordena o Núcleo de Bioeconomia, Ambiente, Inovação, Tecnologia, Educação e saúde (BAITES).

Profa. Mikele Candida

UFMA

Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da Haifa Economic Corporation e Chefe da Administração de Inovação de Haifa desde outubro de 2008. Meir é um dos pioneiros do ecossistema empreendedor tecnológico em Haifa e no norte de Israel, e responsável por coordenar colaborações entre municípios, agências governamentais, instituições acadêmicas, centros médicos e empresas multinacionais de alta tecnologia e startups, em área de Sustentabilidade, Cidades Inteligentes e Saúde Digital, bem como gestão de relações comerciais internacionais. Ele esteve envolvido no estabelecimento da comunidade israelense de saúde digital. Além disso, o Sr. Meir atua no Conselho de Administração do Fórum de Liderança de Israel (ILF). Palestrante muito procurado sobre Ecossistemas em centros de inovação municipais e instituições acadêmicas. Obteve seu mestrado em Administração Pública e Política no programa executivo (EMPA) da Universidade de Haifa, e um certificado em Treinamento de Organização Chefe de Inovação (CINO), realizado no Technion, Instituição de Tecnologia de Israel. Também se formou no curso de diretores do Sindicato de Diretores de Israel (IDU).

Moti Hirsh Meir

Diretor de Inovação da Haifa Economic Corporation

Doutor em Computação Aplicada e, desde 2014, atua como professor no Programa de Computação da UFOPA. Além disso, desempenha o papel de coordenador do Mestrado Profissional em Inovação da instituição - Profnit e é co-fundador da startup de bioeconomia Directto. No período de 2019 a 2020, ele foi professor visitante na Universidade Nova de Lisboa, onde se dedicou ao estudo de temáticas relacionadas a novos processos inovadores e produtos para a Amazônia. Rosinei é um entusiasta do ecossistema de startups baseadas em bioeconomia e, ao longo de mais de 15 anos, tem participado ativamente em projetos nacionais e internacionais com o objetivo de utilizar tecnologias como resposta aos problemas regionais. Atualmente, ele mantém seu foco no desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em sustentabilidade, as quais contribuem para melhorar a economia da região amazônica e impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas."

Prof. Nei Oliveira

UFOPA

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), atuando ativamente no ensino Técnico e Superior desde 2008. Nos últimos anos, estive à frente da criação e gestão da Agência de Inovação IFRR (2016 a 2020). Atualmente está dedicado a pesquisas nas áreas de Tecnologias, Empreendedorismo, Políticas Públicas, Propriedade Intelectual e Inovação. Possuo Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFRR (2008), especialização em Segurança de Redes e Computação Forense - Estácio (2010), especialização em Gestão da Inovação pela Steinbeis University da Alemanha (2019) e Mestrado em Computação Aplicada - UNISINOS (2016). Atualmente Vinícius está em processo de doutoramento em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI/RJ.

Prof. Vinicius Tocantins

IFRR

Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia. Doutorado em Ciências Sociambientais, com pós doutorado em Estudos Latino-americanos pela Universidade da Flórida. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior na UNIR.

Profa. Walterlina Brasil

UNIR

Especialista em Educação Moderna pela PUCRS, com mestrado em Saúde pela UFJF, com foco em inovação tecnológica, e graduação em Ciências Econômicas pela UFJF. Atualmente, atua como Gestora de Inovação na Wylinka. Anteriormente, atuou como especialista em habilidades socioemocionais no projeto Aprender Valor do Banco Central do Brasil. Foi professora de Habilidades Socioemocionais e analista de inovação pedagógica na Rede de Ensino APOGEU. Com vasta experiência em ambientes de inovação, atuou no de parques tecnológicos, incubadoras de empresas e núcleos de inovação tecnológica.

Inaiara Cóser

Wylinka

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Cebrap, doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e mestre em Governança Ambiental pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg. Desde 2006 trabalha com assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Entre 2009 e 2019, foi pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) e, desde então, integra o Arapyaú.

Lívia Manezes Pagotto

Arapyaú

Coordenadora Operacional do projeto Amazônia em Casa, Floresta em Pé na Climate Ventures.Brasiliense morando em BH, conta com mais de 15 anos de experiência na gestão e avaliação de projetos em clima e sustentabilidade. Formada em Relações Internacionais, tem especialização em Comércio Exterior. É sócia-fundadora do Instituto Arbo, de preservação e defesa ambiental. Na Climate Ventures, é responsável pela coordenação e operação do projeto Amazônia em Casa, Floresta em Pé.

Mariana Parra

Climate Ventures

 Ingresso na Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A – AFEAM,  cargo de Agente/Técnico de Fomento, tendo as seguintes designações: Agente de Fomento, Coordenador,  Cadastro, Análisee Contratação - GECAT,  Assessor do Gabinete da Diretoria Empresa: Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. - AFEAM 

 

Kirk Douglas de Lima

AFEAM

Banco da Amazônia S/A Atual: Gestor de Agencia Nível 1 Admissão: Maio de 2005 Responsável pelo Resultado da Unidade com foco na Aplicação e Gestão dos recursos financeiros, gestão de Pessoas, Gestão e prospecção de novos clientes e Negócios.

Éden Sávio Pereira da Silva

Gerente do Banco da Amazônia

estre em Ciências de Florestas Tropicais pelo INPA (2011) e graduado em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP (2008). Atua como diretor técnico do Idesam sendo responsável pelo Eixo de Estruturação de Cadeias de Valor Sustentáveis.

André Luiz Menezes Vianna

IDESAM